Tratamentos
Tratamentos Cirúrgicos
O tratamento cirúrgico de varizes pode ser realizado através da cirurgia convencional e por outros métodos como o endolaser e a radiofrequência. Geralmente, é possível retirar as varizes mais superficiais com micro incisões que são realizadas no trajeto das veias.
Com a cirurgia convencional é possível realizar pequenas incisões na virilha, na altura do joelho ou do tornozelo, assim, conseguindo retirar a veia safena, que, quando doente, pode ser responsável pelo aparecimento das varizes. Por se tratar de uma técnica antiga, o trauma cirúrgico acaba sendo um pouco maior e a recuperação costuma ser mais lenta.
Já através do endolaser é possível realizar a retirada de forma minimamente invasiva. A veia é cauterizada, e não há a necessidade de cortes maiores. O tratamento consiste em um “furinho”, no qual é inserido um cateter na veia, que é conectado a um aparelho que emite energia para o procedimento. E tudo ainda é guiado por uma ecografia vascular, geralmente, realizada com anestesia raquidiana ou local com sedação. Sua recuperação é mais rápida e menos dolorosa que a cirurgia tradicional.

Radiologia Intervencionista
A radiologia intervencionista é uma especialidade médica na qual são utilizados equipamentos usados diariamente no diagnóstico através de imagens. É um tratamento para obstruções vasculares, sangramentos, tumores hepáticos, renais e de outros órgãos através de embolizações, ablações e angioplastias. Além disso, são realizados procedimentos como biópsias guiadas por imagens, utilizando apenas agulhas para técnicas minimamente invasivas.
De modo geral, as intervenções cirúrgicas, nesse caso, são feitas por via percutânea ou endovascular. Dessa forma, o especialista consegue introduzir cateteres e conduzi-los pelos vasos sanguíneos até os órgãos que necessitam de tratamento.

Escleroterapia
Um tratamento indicado para tratar varizes e vasinhos nas pernas, sem a necessidade de realizar cirurgias e procedimentos que são mais invasivos.
A escleroterapia nada mais é que um tratamento no qual é injetado uma medicação nas varizes, estimulando o organismo a secá-las. É um tratamento realizado em algumas sessões, e tudo depende da necessidade de cada paciente. É indicada para quem se incomoda com a presença de varizes e vasinhos nas pernas.
Existem três tipos de escleroterapia:
- A laser, também conhecida como escleroterapia térmica, na qual um laser é aplicado nas pernas, o que faz as veias reduzirem de tamanho.
- A escleroterapia com espuma consiste na aplicação de um medicamento espumoso nas veias, e melhora a aparência das varizes e vasinhos de dentro para fora.
- A escleroterapia com glicose também é injetável, e se aplica uma solução de glicose no corpo, o que diminui as aparências dos vasinhos, até eles desaparecerem.

Laser Transdérmico
Este é um procedimento usado no tratamento de varizes menores e alguns tipos de telangiectasias. Usando a aplicação de uma luz específica e muito intensa, o calor no local promove a contração e destruição dos vasinhos.
Além disso, é utilizado também em conjunto com a escleroterapia tradicional ou com espuma densa, buscando o tratamento de varizes um pouco maiores, pois seus benefícios são atrativos e oferecem um tratamento minimamente invasivo e eficaz.
